30 abril 2010

Estudos em aquarela

Sexta-feira passada à tarde, fiz uma sessão de estudos em aquarela. Usei como referência algumas fotos de viagens minhas e outras do meu ex-professor Boby Pirovics, da faculdade de arquitetura do Mackenzie, que é um excelente fotógrafo.


Os dois primeiros estudos fiz sequencialmente, e fiquei surpreso com as diferenças entre um e outro - como um pouquinho a mais de água no pincel ou no papel fazem diferença! Eu quero um dia poder controlar  a aquarela a ponto de conseguir repetir um efeito, como o brilho do rio "tirado" do papel, com um pincel úmido, sobre tinta ainda úmida. Entendo que a parte da beleza da aquarela está em uma certa imprevisibilidade do resultado, mas não podemos contar só com isso. A água flui, mas se você deixar, ela rouba todos os seus pigmentos. É preciso direcionar seu caminho.

Os outros dois, verticais, eu fiz em papéis pequenos (Bockinford) sendo um deles matizado.
Novamente, resultados distintos, com efeitos mais interessantes em um, ou em outro.
Por último fiz um estudo, quase um sketch, de uma cena capitada em uma viagem.
Rápido. Ligeiro. Sem preparação e sem montagens elaboradas a grafite.
Acho que essa tarde de estudos rápidos foi para compensar uma aquarela mais elaborada que trabalhei recentemente, a qual levei muitas e muitas horas para finalizar.
Também acho um ótimo exercício fazer trabalhos iguais, com papéis e intenções diferentes, só para comparar os resultados.
Aquarela é isso: estudar, tentar, errar, tentar de novo, e um dia, quem sabe, domar essa cabra de vez.
Eu gostei mais dos últimos de cada par, e o do bonde...e você?

23 abril 2010

Ilustrações de Eventos

Ano passado fiz duas ilustrações para um evento da Ipiranga que foram muito legais de desenvolver.
Recebi as fotos do local e o projeto do evento em si, com a utilização da logomarca, em totens e bandeiras. Meu trabalho foi juntar tudo e 'humanizar' as imagens.
A parte difícil foi montar as perspectivas na mão, sem auxílio do Autocad 3D, e a parte prazerosa foi compor as pessoas na imagem. Para ganhar tempo eu usei muitas referências de fotografias. Álias todas as pessoas desenhadas são cópias de fotos, geralmente de celebrities, que fui 'captando' na internet. Em cada uma das imagens deve haver pelo menos uns 2 Brad Pitt, umas 3 Jeniffer Aniston, e umas 4 Angelina Jolie. Sem contar as Jessica BielNicole Kidman espalhadas por ali. Quase uma festa do Oscar, mas sem ninguém roubando marido de ninguém.
O que fiz foi arranjar as fotos no photoshop, tomando cuidado com a proporção adequada em cada uma delas - às vezes é necessário também distorcer as fotos para se adequarem à perspectiva.
No final, eu adicionei o fundo cinza no photoshop - achei que ficou bem interessante (devia usar essa idéia mais vezes). Os efeitos de luz foram feitos na mão, com lápis branco e amarelo, sobre a base de marcadores.





19 abril 2010

Casa Modernista - Automóvel, nem tanto.

Na última sexta-feira fui à exposição da Casa Modernista da Rua Itápolis, conhecer a casa e quem sabe fazer algum sketch.
Essa casa foi projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik e concluída em 1930, causando grande espanto em uma sociedade acostumada com a estética neoclassicista de Ramos de Azevedo. Na ocasião, o arquiteto promoveu uma semana de visitação à nova casa, e por ali passaram importantes nomes do Movimento Moderno Brasileiro. Diz-se que a casa foi visitada por Le Corbusier, durante sua construção.
Logo que cheguei, dei uma boa espiada no carro ali parado. Fiquei andando pela casa, olhando alguns desenhos arquitetônicos antigos expostos nas paredes, e pensando: "vou ter que desenhar esse carro, cara"...
E desenhei. Fiz um em pé, mas não satisfeito sentei no chão e comecei de novo. Sabe, ainda fico meio tenso, meio constrangido nessa situações (quando estou sozinho), mas a sensação logo passa. Os seguranças da exposição foram simpáticos e não me podaram. Mas exigiram que eu desse uma cópia do desenho. "Opa, tem que xerox aí?"


15 abril 2010

Exto - Desenhos a grafite

Esse trabalho foi feito em 2007. Estou postando só um pouco atrasado...Mas ainda vale a pena, pois tenho poucos desenhos a grafite neste blog, e essa foi a técnica que mais utilizei em ilustrações arquitetônicas.
Foi feito para a Exto em um empreendimento lançado juntamente com a Cyrela no bairro de Perdizes, mais precisamente no quateirão do Colégio Batista Brasileiro. Foram 3 desenhos: Fachada Principal, Port-Cochere e Pracinha. A prancha acima foi feita quando renovei meu portifólio no ano passado - eu tirei fotos de todos os folders de empreendimentos que eu antes carregava para as reuniões. Compilei tudo em dois cadernos, bem mais fáceis de levar por ai.

12 abril 2010

Urban Sketchers na RED Report

O Urban Sketchers foi tema de uma reportagem na revista RED Report, que é uma revista de bordo da TAM, em viagens internacionais. O visual da reportagem ficou bem bacana, com os quadrinhos das imagens como se fossem páginas de um moleskine abertas. Participaram os seguintes ilustradores, divididos por países: a Itália de Omar Jamarillo,  a Espanha de Lapin, a França de Laura Frankenstone , o Marrocos de Stuart Kerr, a India de Sanjeev Joshi, a China de Rene Fijten, a Australia de Liz Steel, o Canadá de Eugene Zhilinsky , os EUA de Gabi Campanario (o criador do site Urban Sketchers), a Argentina de Edgardo Minond e por fim, o Brasil de Bajzek! Há!
Legal hein? Fiquei feliz.
Clique aqui, e faça o download da reportagem toda, em pdf.
E vamos em frente, desenhando sempre.

05 abril 2010

Arquiteta Carla Dichy


Recentemente fiz duas perspectivas para a arquiteta Carla Dichy, onde procurei fazer um trabalho que tivesse um resultado didático e ao mesmo tempo realista. Por isso o uso do traço a nanquim (que torna a imagem mais legível) e da finalização com um pouco mais de photoshop que o habitual, enfatizando os efeitos de luz e incrementando as texturas. O intuito de trabalhar dessa forma foi tentarmos impressionar o cliente da arquiteta e fazer com que o mesmo entendesse claramente o projeto (alías esse é o objetivo de qualquer perspectiva arquitetônica, certo?).
O passo a passo: