31 março 2010

Curso do Mauricio Takiguthi

Desde setembro de 2009 estou fazendo o curso de desenho e pintura no ateliê do Maurício Takiguthi. Quando procurei este curso, minha idéia era aprimorar meu desenho de figura humana e partir para a pintura à óleo, mas para chegar lá estou passando por uma fase de aprimoramento de desenho com enfoque pictórico - deixando a linha de lado e trabalhando com massas.
Comecei copiando à grafite, diversas caricaturas, onde estou aprendendo a 'ler' o objeto, organizando o desenho por camadas, e acima de tudo, compreendendo o que eu estou fazendo, passo a passo. Descobri que, assim como no desenho de arquitetura, é preciso ter um método a seguir na hora de desenhar a figura humana. Posso dizer que é muito difícil abandonar o desenho de linha, ou o desenho viciado em 'bonecos' (ou em "escalas humanas", como aprendemos na faculdade de arquitetura) e partir para um trabalho mais abrangente e profundo. Nas próximas etapas trabalharei com desenho de cavalos, depois carvão, pastel e então, a pintura a óleo. Pode parecer um caminho um pouco longo, e de certa forma é, mas o intuito do curso é fazer com que o aluno aprenda a trabalhar com massas, valores tonais, e cores, antes de se aventurar gratuitamente com as tintas. É como no judô, onde você logo quer aprender a dar um Ogoshi, mas tem que aprender a cair primeiro. O interessante é que tenho aplicado os mesmos conceitos do curso no meu trabalho de perspectivas e nos desenhos urbanos. Bom, pelo menos tenho pensado muito mais a respeito de cada traço que coloco no papel.
Para ilustrar este post, coloco aqui uma sequência passo-a-passo de um retrato que fiz em aula. Apliquei exatamente o que aprendi até agora (nas caricaturas, conversas e minhas observações) e descobri que já houve um bom progresso, na prática.


As aulas de modelo vivo tem me ajudado muito - é um exercício fantástico para qualquer pessoa que goste de desenhar (quem nunca fez deve fazer!) Logo postarei alguns desenhos feitos nessas sessões.
E vamos em frente, desenhando sempre.

28 março 2010

Mais um estudo


Aproveitando a empolgação vinda dos últimos comentários (valeu Roberta, Amanda e Marcos Bandeira), segue mais um estudo. A montagem a grafite foi feita bem rápido (de verdade), e a pintura também, para os meus padrões. A foto de base tem uma luz bacana, do começo da manhã, que passa por entre as casas e ilumina frontalmente as fachadas da esquerda. Sofri um pouco para não cair na armadilha de 'rendilhar' todo o piso da rua, e acho que nesse caso resolvi bem a questão, só marcando um pouco a textura aqui e ali. A parede de pedra da lateral da casa à esquerda eu fiz com um pincel chato. O lugar é Monsaraz, em Portugal, e estava assim mesmo, completamente sereno.

26 março 2010

Estudo em Aquarela

Meus Papitos.
Muito detalhado...Eita tendência perfeccionista.
Mesmo assim fiquei feliz com o resultado.

19 março 2010

Fachada em Aquarela

Fachada de edifício residencial do escritório Anastassiadis Arquitetos. Aquarela e contorno a nanquim. Gosto das pinceladas do céu e das árvores amareladas.

15 março 2010

Perspectivas em Aquarela

Dois desenhos que eu fiz para um empreendimento no interior de São Paulo: perspectiva área da área de lazer e perspectiva das cocheiras da hípica.
Aquarela com contorno a nanquim.

08 março 2010

Domingão no Centrão


Domingo, 07 de Março. Manhã ensolarada após um sábado de tempo horroroso.
Na minha segunda incursão ao Centro de São Paulo (a primeira foi no Mercadão), escolhi, juntamente com meu amigo Cacciari, o Pátio do Colégio. A idéia era obviamente desenhar o conjunto arquitetônico do Pátio, mas um prédio neoclássico bem em frente roubou todo o nosso interesse naquela manhã. Detalhes incríveis, como as carrancas nas laterais, as cúpulas simétricas da cobertura, corujas estilizadas e muitas outras referências de estilos diversos transformam este bem conservado edifício em uma jóia arquitetônica no coração de São Paulo. Foi concebido pelo escritório de Ramos de Azevedo (pra variar) para ser a Bolsa de Valores de São Paulo, e foi inaugurado em 1930. Abriga atualmente o Primeiro Tribunal de Alçada Civil, embora eu não tenha certeza disso, pois esse tribunal me parece que foi extinto.
Desenhá-lo foi uma jornada prazerosa e ao mesmo tempo cansativa. Rascunhei o conjunto primeiro com lápis, a fim de captar corretamente todas as proporções. Depois parti para o nanquim e finalizei acrescentando sombras com lápis novamente. Uma pauleira, que levou quase 3 horas, entre um bate-papo e outro com meu amigo, com os turistas e curiosos, além da pausa estratégica para um café.
Nova tentativa frustrada de ser rápido!.Acho que será difícil eu combater a tendência de fazer desenhos muito detalhados.
E mais uma grata surpresa – um prédio fantástico em uma praça limpa e segura – literalmente no coração da cidade.



Estou pronto para voltar ao Centro muitas vezes. Já tenho muitos alvos em mente, inclusive a Praça da Sé. Pena que a praça é um tanto conturbada, cheia de mendigos e desocupados. Acho que terei que me disfarçar em meio a eles. Vou levar um radinho de pilha e vou lavar minha roupa no espelho d'água.

05 março 2010

Rocamadour

Um desenho que foi tema do Cartão de Natal de 2005.
Lembrei dele porque recentemente fiz um post sobre essa cidade no meu blog-relato de viagens (que anda meio parado infelizmente). Leia a história aqui.

03 março 2010

Urban Sketchers

Esta semana o "Flag" do Urban Sketchers, mostra uma montagem do meu desenho da Avenida Paulista com uma foto tirada pelo meu amigo Alessandro Cacciari naquele dia, enquanto eu desenhava. A cada semana eles apresentam um novo correspondente neste flag.
De uma olhada, clicando no link Urban Sketchers.
Aproveite e veja os últimos posts que fiz lá, como correspondente no Brasil.

E aqui a versão que eu mandei pra eles: