28 fevereiro 2010

26th World Wide Sketchcrawl

Sábado, 27 de fevereiro, foi dia de mais um Sketchcrawl, a sexta versão 'oficial' brasileira, das quais marquei presença em todas. Para minha satisfação, o local escolhido para essa versão foi o Jardim da Luz / Pinacoteca do Estado. Fiquei contente, por ter sido uma ótima oportunidade de conhecer esses lugares. Digo isso com uma certa vergonha, porque sou paulistano e nunca havia ido lá, exceto talvez, em alguma ocasião que não me lembro, nos idos de 1970/80. Nunca havia entrado na Pinacoteca...Sim, que vergonha, eu sei disso - mas nunca é tarde para se encantar com lugares fabulosos como esses, nessa cidade que ainda promete me deixar surpreso muitas vezes.
Claro que aqueles esreótipos de violência e degradação urbana nos fazem evitar esse lugares. Infelizmente, alguns são bem reais: dividimos nossa manhã de sábado com prostitutas pra lá de decadentes, loquinhos de carteirinha e bêbados de plantão. Mas nada muito alarmante pois não vi malacos na espreita. Pelo menos lá dentro, não. Talvez eu tenha me sentido mais inseguro quando estive sozinho desenhando no MASP.
Bom, fiz apenas dois desenhos...uma aquarela de uma vista que me chamou bastante a atenção, formada pelo coreto de um lado, a figueira gigantesca  ao centro e a casinha da administração do parque, de outro. Levei mais de duas horas pra fazer...haja paciência.
O outro fiz dentro da Pinacoteca e levei cerca de 45 minutos. Pouco tempo para uma vista complicada, com perspectiva acentuada e muitos detalhes. Mas é sempre assim: só escolho 'pedradas' e mesmo quando o 'objeto' é simples, eu encontro um jeito de complicar...

A maratona só acabou depois de uma sessão de modelo vivo, no atelier do Mauricio Takiguthi, onde faço curso de desenho (aliás, falarei disso mais pra frente). Mais duas horas de desenho quase ininterrupto, que só terminou lá pelas 19:30hs. Fiquei quebrado, mas foi muito legal, pra variar.
Quero mais. Quero desenhar muito mais. Quero continuar redescobrindo essa cidade, que antes eu odiava (que exagero), e agora gosto muito. Não posso dizer ainda que eu amo São Paulo, mas ela tem me surpreendido bastante.

23 fevereiro 2010

Concurso Petrobrás – Roberto Loeb

Em janeiro de 2009, fiz uma série de desenhos para um concurso da Petrobrás, desenvolvido pelo escritório dos arquitetos Roberto Loeb e Luis Capote.
O projeto em questão - a Unidade de Negócio de Exploração e Produção de Gás e Petróleo da Bacia de Santos - é, em resumo, um grande complexo administrativo da empresa. O local escolhido para o projeto foi um terreno de 15,1 milhões de Reais, no bairro do Valongo, no centro histórico de Santos.
Infelizmente, o escritório do Loeb não ganhou o concurso, mas a experiência foi muito boa para todos os envolvidos, inclusive eu.
Esse tipo de trabalho é, para mim, o mais desafiador. Geralmente os desenhos são elaborados ao mesmo tempo em que o projeto é desenvolvido – é preciso ser muito mais intuitivo e flexível. Sinto também o peso da responsabilidade de entrar em um negócio desses, e cumprir os apertados prazos.
Para me adaptar a isso, eu faço vários desenhos, digitalizo e entrego todos. Mesmo quando alguns croquis não refletem mais o projeto finalizado, eles acabam sendo usados na apresentação final, mostrando o desenvolvimento gradual do projeto.

Veja, por exemplo, os estudos para a escada externa (ponto muito marcante no projeto):

Croquis de detalhes arquitetônicos (às vezes faço esses croquis para eu mesmo entender o projeto):

Em algumas perspectivas eu fiz um croqui a lápis primeiro e depois finalizei com nanquim:
Em outras perspectivas eu usei uma base 3D fornecida por eles, quando o projeto já estava mais avançado:
Para situar o projeto no contexto da cidade fiz uma vista panorâmica, elaborada apartir de uma fotografia tirada no Monte Serrat:
E um mapa, com os principais pontos de interesse do centro histórico de Santos:
Veja abaixo um detalhe desse mapa, ampliando a área onde aparece o edifício:
Um skyline da cidade:
E dois croquis de plataformas de petróleo:
Estes são os principais desenhos elaborados nos seis dias em que fiquei imerso neste projeto.
Você pode observar que eles são quase monocromáticos (exceto pelo azul), sem muitas texturas e sombras. A idéia é justamente deixar alguma margem à imaginação do 'expectador', mostrando apenas o essencial nestes desenhos. Quando foi preciso mais informação, o escritório do Loeb fez algumas imagens eletrônicas.
Se você quiser ler mais a respeito sobre o assunto clique aqui.
Para conhecer melhor a Loeb Arquitetura, clique aqui.

21 fevereiro 2010

Painel da Avenida Paulista

Boa notícia!
Um casal de Salvador me procurou a respeito dos meus desenhos da Avenida Paulista. A idéia deles era imprimir um grande painel e colocar na sala de estar, ocupando o espaço de uma moldura existente na parede, com 1,64 x 1,36m.
Ambos se conheceram em São Paulo e dividem um carinho especial pela cidade e principalmente pela Avenida Paulista. Ela morava na Vila Mariana e ele na Rebouças.
Felizmente a idéia foi pra frente – escaniei as imagens em 800 dpis e enviei para eles via e-mail.
Fiquei feliz com o resultado e por saber que este desenho, que foi feito com muita energia e empolgação, servirá para eles relembrarem da cidade.
São Paulo pode ser cruel muitas vezes, mas com certeza deixa lembranças e marcas profundas em que vive, ou viveu por aqui.
Eu mesmo passei a encarar a cidade com outros olhos desde que comecei a fazer desenhos por ai. Acho tudo mais bonito, mais interessante. Muitas possibilidades de desenhos, e muitas histórias como essa, pela frente.


Essa é a foto da sala de estar deles. Valeu alex.

E, só pra fechar: Uhuuu!

16 fevereiro 2010

Carnaval - Tempo de Desenhar II

Parque Vila Lobos
15.02: Segundona de Carnaval.
Dessa vez convenci minha mulher a ir comigo. Enquanto ela foi fazer uma caminhada fiz este desenho. Usei nanquim, marcadores e aquarela, somente no céu. Comecei desenhando as pessoas de maneira mais gestual para treinar o desenho de figura humana. Depois cobri tudo com os marcadores, até o limite (ou um pouco além) do overworking - acho que ficou meio pesado.
O lugar é bem legal, muito movimentado e cheio de vida.
E mais uma vez digo: quero voltar lá e desenhar mais. É sempre assim.
Perdizes
16.02: Desenho feito hoje, terça-feira de Carnaval.
Outro dia passei de carro nessa rua e fiquei de queixo caído com a vista lindíssima: descendo a ladeira, as árvores fechando a vista da rua, o aclive todo arborizado, culminando com a Igreja Nossa Senhora de Fátima e a torre da TV Cultura. Apenas um ou outro telhadinho despontando entre as árvores...Eu pensei: cara, tenho que voltar aqui pra desenhar isso!
Tenho um certo apego a esse lugar porque costumava andar de skate naquelas ruas, escondidas sob as árvores. Bons tempos aqueles da Pracinha dos Skates!
Ah, há uma casa do Vila Nova Artigas nesta vista, mas esqueci de representar os triangulos pintados na fachada.
Antes de começar, fiquei procurando o melhor 'spot': ora um poste estava na frente, ora uma árvore, ou um monte de fios elétricos.
"Ah, dane-se, vou sentar no meio da rua mesmo". E sentei, no chão de paralelepipedos, usando minha mochila como 'triângulo' (preciso urgentemente de uma banqueta).

Meu amigo Vagner apareceu por lá para botarmos a conversa em dia.
E pensamos - mais um Carnaval se foi...
Dessa vez eu aproveitei de outra maneira.

15 fevereiro 2010

Carnaval - Tempo de Desenhar


Casa das Rosas
Desenho feito em 13.02 - sábado de Carnaval.
Fiquei admirado com a beleza da casa e o jardim em estilo francês. Que manhã de sábado agradável para se passar! Em um canto sombreado do jardim, sentado em uma cadeira (quantas vezes desenhamos em pé ou sentados no chão?) e um tema espetacular à frente...Certamente o desenho mostra toda a exitação do meu pensamento na hora desenhar: começo em um ritmo, super detalhado e sempre tenho que mudar a velocidade, acelerando para não ter que voltar no dia seguinte...
Dessa vez abusei dos marcadores. Material muito versátil para esse tipo de desenho urbano.
Um pouco de história: a casa foi projetada por Ramos de Azevedo em 1928 e finalizada em 1935, seis anos após sua morte. Foi felizmente tombada pelo patrimônio histórico em 1985 e assim preservada durante a construção da torre comercial no fundo do lote. Hoje abriga o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Hospital Santa Catarina
Desenho feito em 14.02 - Domingo de Carnaval.
80% dos brasileiros dormiam se recuperando da noitada de carnaval eu e o meu amigo Tiago Pimentel estavámos na avenida Paulista novamente para exercitar o desenho e registrar mais um singular local de São Paulo - o Hospital Santa Catarina (fundado em 1906), em seu estilo neogótico contrastando com a fachada de vidro e as imensas marquises em concreto armado das construçoes novas do hospital. Esse edificio abriga a capela do hospital, e tem uma arcada com afrescos que esconde um pequeno pátio nos fundos. Os altos ciprestes dão charme para a cena, na minha opinião.
Neste desenho tentei uma técnica diferente: marcador direto no papel, sem nanquim. Comecei com umas linhas básicas em french gray 20% e fui adicionando peso às cores aos poucos. Gostei do resultado, mas acho que talvez o desenho fique um pouco sóbrio demais.
Olha o que tive que ouvir enquanto desenhavámos:
"Ô mano, dá uns 50 centavos ai pra mim? Não? Então me dá uma caneta dessa de lembrança ai?"
Apesar da avenida ser relativamente tranquila tem muitos caras sinistros, muito loucos andando por ali...em meio aos paulistas, paulistanos, alemães, americanos e espanhóis...

11 fevereiro 2010

Marcadores / Art Markers


Faz tempo que eu estava querendo fazer uma tabela com meus marcadores. Ás vezes alguns amigos também me pedem umas dicas de que cores comprar, marcas, etc. A primeira coisa que digo é, não comprem estojos fechados e sim cores avulsas. Os estojos vêm sempre com aquelas cores berrantes que nunca usaremos.

Quanto às marcas:
Existem muitas marcas, mas é claro, falarei das que eu conheço:
Prismacolor: Sempre trabalhei com eles e são excelentes, principalmente depois que mudaram a ponta, que era super fina e passou a ser média. Catálogo com 156 cores;
Promarker, da Letraset: Não tenho muitos, mas são excelentes. Catálogo com 148 cores;
Tria Markers, da Letraset: Tenho um monte, mas o catálogo, que era Pantone mudou para sistema HSL (Hue, Saturation, Luminosity). Várias cores bacanas sumiram (como o Green Black que eu uso muito) e todas mudaram de nome. Portanto, excluí da minha tabela essa marca. Mesmo com toda essa mudança, o catálogo atual abrange 300 cores e é a única com 3 pontas e refil.

Quanto às tabelas:
A primeira tabela, tem o básico do básico. Mesmo assim eu contei 21 canetas. O investimento é alto. Aqui no Brasil um marcador está na faixa de R$ 20,00, ou seja, você gastará de cara R$ 400,00 (paulada mesmo). Mas, é claro, dá pra ir comprando aos poucos. Ou pedir para alguém trazer dos US – acabei de ver no site da Pearl Paint e cada Prismacolor está USD 2,50. Nem 5 conto. E eles estão com uma promoção do tipo 'compre-uma-leve-outra'! (Alguém está indo pra lá???)
A segunda tabela é mais completa. Eu separei por cores básicas e cores extras, para cada marca. Ao todo são 77 cores. As cores 'extras' são cores bonitas também, mas que eu não uso com tanta freqüência.

Os cinzas
Deve-se ter um pouco de cada tipo de cinza, pois são bem diferentes quando aplicados no papel.
Warm grey para sombras, pisos e asfalto.
Cool grey para vidros.
French grey para tons neutros. Eu demorei a comprar os cinzas neutros, mas hoje não vivo sem eles. Ótimos para equilibrar os verdes em uma árvore por exemplo. Para tons de parede neutros também. Ótimos para tom de concreto.

Com essas tabelas, espero poder ajudar a quem quer começar a brincar com essas canetas fantásticas, que produzem desenhos fortes, cheios de estilo, e rápidos. Mas não se engane, não dá pra 'despirocar' e tentar fazer uma perspectiva em 2 minutos com os marcadores. Esse material exige um certo treino e tem umas pegadinhas. Quem sabe falo mais sobre o assunto em breve.

08 fevereiro 2010

Estudos em Aquarela


Dois estudos de aquarela, com base em fotos. Tentei valorizar a luz e as sombras alongadas, e os brilhos na água.
Na aquarela de baixo, não gostei muito do fundo com o edifício - começou a ficar muito detalhado, o que eu tentei evitar (mudando de estratégia no meio do caminho), para não tirar a atenção do tema da aquarela (os simpáticos velhinhos se esquentando no sol de uma fria manhã de outono). Mas no fim acho que o chafariz segura a composição, atraindo a atenção para ele.
Quanto mais simples melhor. Less is more aplicado na pintura é válido também.
As duas aquarelas foram postadas no meu blog de relatos de viagens.
A primeira, do castelo de Chenonceau, aqui. E a segunda, do Louvre, aqui.

02 fevereiro 2010

Sesc Pompeia

Desenho feito no último domingo, no SESC Pompéia, complementando os desenhos feitos em agosto do ano passado. Para fazer essa vista das passarelas eu tive que fazer duas tentativas: a primeira não deu certo logo no começo, e então a abandonei. A segunda foi pra frente, embora eu queria ter mostrado todas as passarelas sobrepostas - faltou aparecer uma, lá em baixo.
Eu não tenho medo de altura, mas ficar com o caderno apoiado no peitoril, olhando pra baixo por cerca de 50 minutos não foi muito confortável. Tanto que não pintei tudo lá. (ia ser um tal de cair canetas lá pra baixo...). Terminei de colorir em casa, usando as mesma canetas da primeira vez (acho que faltou um tom de bege no concreto dessa vez - o "pastel beige")

Essa vista eu consegui apartir do oitavo andar do prédio da administracão, na escada de emergência - tudo corria bem até que um segurança veio pedir (educadamente) para eu sair dali...Deixei para colorir depois - logo logo postarei a versão colorida. Essa avenida é para mim, uma das mais bonitas da cidade, com suas belas árvores na calçada central. Pena que o trânsito na região esteja tão problemático.

Clique aqui, e veja os desenhos feitos em agosto do ano passado.
Clique aqui, e veja esses desenhos postados no Urban Sketchers! (english information).