09 dezembro 2008

Sketchbook

Matterhorn

Depois que comprei o livro 'Where was I?' do ilustrador australiano John Haycraft, fiquei entusiasmado em começar um sketchbook. Em outubro deste ano fiz este e outros desenhos do Matterhorn, a montanha mais fascinante que já vi. Esse aí foi feito em Zermatt, o vilarejo-resort que fica quase na fronteira entre Suiça e Itália, e foi usado no meu cartao de fim de ano.

Matterhorn

A mesma montanha vista de outros pontos.

Sant'Ivo e Ponte & Parione

Estes foram os primeiros, e como depois eu percebi, ficaram bem fraquinhos... estava me acostumando às canetas, à idéia de sentar no chão dividindo espaço com oitocentas pessoas e à velocidade em que devia fazer os croquis. Também me coloquei uma regra: não mexer 'um tracinho' nos desenhos depois que fechava o caderno.

Piazza Santa Croce, em Florença

A 'muvuca' dividiu minha atenção com a fachada da Igreja. Tinha uma banda tocando músicas típicas, um coral bem na minha frente, e gente falando todos os idiomas possíveis do meu lado.

St. Gallen

Visitar igrejas e catedrais é o ponto alto dessas viagens para mim. Essa fica a 100km de Zurich, em St. Gallen, e tem um interior barroco absurdamente bonito. Eu notei que não precisava 'terminar' as fachadas completamente, porque os olhos tendem a completar a simetria e isso dá espaço para um pouco de 'subjetividade 'na imagem. E o melhor é que você economiza tempo e também a paciência da esposa.

Ponte Vecchio

Esse eu fiz de pé e com o retrovisor das motonetas batendo nas minhas costas.


Interlaken - Zurich

A mais 'croquizada' eu fiz rapidinho porque não consegui ficar muito tempo sem as minhas luvas. A mais elaborada eu fiz num terraço fechado, com minha mulher quase dormindo no banco ao lado, no finalzinho da viagem.

Veneza - Milão

O desenho dos órgãos da Catedral de Milão foi um dos que mais gostei: pudera, os caras estavam ensaiando alguma coisa e som do negócio preenchia cada metro quadrado daquela gigantesca catedral. Talvez o desenho tenha refletido um pouco isso.

Ponte di Rialto - Veneza

Vista clássica de Veneza. (a gaivota boiando na água foi meu sobrinho que desenhou, ok?).
O outro croqui era pra ser diferente: eu queria mostrar o canal, talvez uma gondola passando, mas errei a posição do desenho no campo da folha e me perdi no caminho.